sexta-feira, 14 de junho de 2013

LENÇOS.

Adornos de pescoço, como os cachecóis, são acessórios bem aceitos no inverno, pois além de protegerem do frio, garantem elegância.
O verão também merece esse capricho e o lenço é o acessório bem legal, afinal eles podem ser encontrados em tecidos leves e com finalidade apenas decorativa. Além de versáteis, pois podem ser usados com camiseta, camisa, colete, jaqueta e blazer. São lisos ou estampados e podem ser encontrados de diversos tamanhos e formatos. As variações também ficam por conta do modo de usá-los:

Enrolado e Curto
O lenço aberto ou dobrado é enrolado próximo ao pescoço e o comprimento limita-se ao final do peito e início do abdômen. É a melhor opção para magros de média estatura ou altos. Por encurtar o pescoço, essa pode não ser uma boa alternativa para os homens mais baixos. Os gordinhos devem evitar que o lenço fique muito próximo do pescoço e que acumule muito volume.

Enrolado e longo
O lenço deve ser dobrado na largura de forma que fique longo e estreito, para que quando enrolado próximo ou distante do pescoço sobrem duas pontas finas, que podem variar entre uma ponta no peito e a outra nas costas ou as duas pontas no centro do peito – simétricas ou não no comprimento. Os mais baixos devem manter o lenço distante do pescoço e limitar o comprimento até o meio da barriga. Os gordinhos, além disso, se forem de média estatura ou altos, podem investir em pontas mais longas – até a cintura – para alongar a silhueta.

Solto e longo
Essa é a melhor alternativa para usar com camisa, jaqueta ou blazer abertos. O lenço é apenas apoiado atrás do pescoço e pode figurar dentro ou fora dessas peças. A atenção deve ser quanto ao comprimento, os mais baixos tem como limite um palmo acima da cintura ou no máximo alguns centímetros abaixo do blazer, assim o lenço não encurta a silhueta.

Com nó e curto
Os lenços quadrados e de seda ou cetim são os ideais para esse tipo de amarração. Basta apoiar o lenço atrás do pescoço e com as duas pontas na frente dar um ou dois nós no centro. Camisetas de gola V e camisas permitem que o lenço fique por dentro dessas peças, escondendo as pontas.  Homens mais baixos e gordinhos já sabem que manter o lenço distante do pescoço é lei.

Com nó e longo
O lenço pode dar uma volta no pescoço e receber um nó central ou apenas ser apoiado atrás do pescoço e arrematado com o nó. A primeira opção encurta o pescoço e compromete a altura, por isso é mais indicado para magros e altos. Os gordinhos devem preferir a segunda opção e atentar-se sobre o limite do comprimento – até a cintura. O mesmo serve para os biotipos mais baixos.   Esse nó também pode ser usado com camisa, jaqueta e blazer abertos.

Nó simples
O nós simples pode ainda fazer a vez de gravata e figurar na camisa como tal. Basta seguir o limite do comprimento e arremata-lo dentro do colarinho. Para isso, prefira os lenços bem finos e com pouco volume.

Descolados
Os mais descolados podem usar o lenço com colete, mantendo o nó distante do pescoço e o lenço dando o arremate por cima de todas as peças. O comprimento é obrigatoriamente o mesmo de uma gravata.

Discretos
Para os mais discretos, vale investir em um lenço na mesma cor da camiseta ou um bem estreito com um nó central arrematado por uma camisa aberta ou jaqueta de tecido leve.

Nenhum comentário: