O termo alta-costura se refere à criação em escala artesanal de modelos exclusivos, frequentemente bordados com pedrarias e metais preciosos, vendidos por altos preços para clientes abastados.
Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos, em vez de cabides, outra novidade na época). Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem definidos. (wikipédia - Alta-costura).
Os alfaiates, como conhecemos os costureiros de menor porte não são necessariamente estilistas, mas fazem roupas sob medida e poucos são os adeptos desse mercado.
Determinadas peças de roupa ficam mais viáveis quando pedidas sob encomenda.
Já aconteceu de eu comprar casacos e costumes pagando um valor razoável, mas acabei recorrendo ao serviço desses profissionais para ajustá-los ao meu corpo e desenbolsei praticamente o mesmo valor que havia investido na loja, dado o trabalho que teriam para finalizar a roupa. Se eu tivesse pagado uma encomenda sob medida, daria o mesmo valor da loja mais os ajustes. Mas seria um trabalho único e ainda personalizado.
Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário