sexta-feira, 31 de maio de 2013

VESTINDO-SE DE FORMA CASUAL.

Criado na década de 70, nos EUA, como uma maneira de descontrair os empregados no último dia da semana quando a grande maioria já está pensando no churrasco de domingo, a forma casual dá mais liberdade no ambiente empresarial, mas sempre há o grande perigo de interpretá-la de maneira errada optando por roupas que podem ser improprias.
Então, atente-se para as seguintes dicas:

1 – Não exagere.
Casual não significa que você pode vestir uma bermuda cargo e um par de crocs. Se sua empresa tem um dress code rígido dê uma aliviada apenas, troque a calça de alfaiataria por um jeans, o paletó por um blazer casual e a camisa branca por uma listrada ou com um padrão em xadrez pequeno. Se o ambiente é muito sério e conservador, há quem não abra a mão nem da gravata nesses dias.

2 – Seja discreto.
No ambiente de trabalho, mesmo os adeptos dos estilos mais extravagantes precisam de uma combinação com cores sóbrias e/ou amenas para não perder o ar profissional.

3 – Manere no jeans.
Ele deve se restringir a calças sem grandes lavagens ou detalhes espalhafatosos para combinar com camisas leves. Nada de jeans com jeans, as jaquetas em denim, por exemplo, tem um estilo muito juvenil e bacana para o ambiente de trabalho. Se preferir, opte pela sarja com um corte bem feito ou um casaco sem muito volume.

4 – Evite as camisetas.
Camisa ou pólo deixam bem alinhado. Camisetas não são apropriadas para o escritório. Use-as, no máximo, por baixo de outra peça.

5 – Mantenha os acessórios úteis.
Pode trocar, mas não dispense uma boa pasta. Mantenha a organização de seu material para facilitar seu transporte.

6 – Livre-se dos acessórios inúteis.
Aquela correntona de prata no pescoço, não. Um bom relógio, sim. É sofisticado e combina com um belo cachecol ou até uma pulseira discreta.

7 – Não faça intercâmbio de roupas.
Usar as peças do terno em separado, por exemplo, pode desgastá-las de maneira desigual. Se a idéia é usar um blazer, invista em um modelo mais esportivo.

8 – Sapatos… sempre!
Com sapatos, mesmo que os mais casuais, você está sempre elegante. Então para que arriscar?

9 – Preste atenção na imagem da empresa.
Vestir a camiseta do time, jamais.

Siga essas dicas e seja feliz.


Nenhum comentário: